15 desatinónimos para Fernando Pessoa

domingo, novembro 26, 2006

Tomem lá contos do Nandinho

Um livro de contos sobre Fernando Pessoa?
Pois é. Quem manda a Clara Ferreira Alves ter dado uma entrevista ao Jornal de Letras a falar de fantasmas na Casa Fernando Pessoa?
Eu fiquei desaquietado.
E dei conta da história ao José Eduardo Agualusa. Fui ouvir a palestra dele à dita casa e no final saímos os dois juntos, a debater o assunto em saborosa caminhada nocturna.
Cheguei a casa e escrevi o “Todos os fantasmas jogam matrecos”. Mandei por mail para o José Eduardo, que gostou do conto.
À medida que ia ouvindo palestras na Casa Fernando Pessoa...ia ficando inspirado para chegar a casa e escrever pequenas histórias, sempre usando e abusando de algumas prerrogativas: “roubar” poemas ao poeta, misturar tudo e mais alguma coisa, num orgíaco cocktail literário de Monty Python com Mário Henrique Leiria, de Woody Allen com subversão pura. Abrindo livros de Pessoa ao acaso da minha imaginação e da minha biblioteca. Recorrendo ao Google para mais rapidamente extrair dados de todos os “actores” que contracenaram com Pessoa e seus heterónimos desatinados. Ou deveremos apenas designar os contos dos heterónimos desatinados por desatinónimos?
Literatura com diversão. Literatura com paixão.
E assim misturei Pessoa com Hemingway, num conto em que o poeta vai a Cuba; Pessoa com Toulouse-Lautrec, num conto em que vão os dois inaugurar o Moulin Rouge; Pessoa com Gauguin, num conto em que o poeta desagua na praia e sai de uma garrafa; Pessoa com Roberto Leal no Rock in Rio; Pessoa com Florbela Espanca a discutir o Ponto GL (o orgasmo literário) com Ernst Graffenberg (o descobridor do Ponto G). E por aí fora.
É um livro de contos. Três deles publicados no extinto blogue quartzo-feldspato-mica.
Muitos oferecidos aos amigos, pessoanos e não-pessoanos. Na esmagadora maioria dos casos com reacções muito positivas.
A convite da minha equipa técnica blogueira (a quem agradeço penhoradamente o esforço) dou estes contos à estampa electrónica.
À espera de que se divirtam e que partam à (re)descoberta do Nandinho.
Uma vez por semana.